Antes do clique são inúmeras escolhas: lente adequada, abertura, velocidade, o momento decisivo e ISO, por exemplo. Agora acrescente mais uma, a composição. Como irei compor esta imagem? Mais uma série de opções para escolher (formas, linhas, luz e sombra, texturas....).
Perceba que várias “subpastas” começam a se criar para aí sim apertar o botão. Bem, voltando na composição digamos que a opção foi em compor com as cores. Sim, mas cores variadas, uma determinada paleta de cor ou somente uma? Apenas uma mesmo e no caso o azul.
POR QUE AZUL?
Confesso, o azul é a minha cor preferida, mas a escolha vai muito além disso. Já notou como o azul está presente em nosso dia a dia e como ele nos rodeia o tempo todo. Céu, mar, "ar"... Caso sim, parabéns. Caso não, isso é um sinal que a correria da “vida moderna” está lhe consumindo muito. Então, nada melhor que o azul para você.
Afinal, é sedativo, curativo e diminui a pressão arterial. Cor das pessoas equilibradas, altruístas e cor dos pensadores. Totalmente relacionada com amizade, meditação, paz, frio e mar.Desta forma pare, respire, expire e observe os sinais da vida. Observe mais as cores, já que elas “falam”.
Van Gogh costumava dizer: “Eu não me canso da cor azul“. Alguém discorda por aqui?
Fotógrafos que gostam de compor com as cores e tenho como referência:
Alguns filmes que exploram bem o uso das cores:Sonhos, de Akira Kurosawa