Olhar com olhos de criança, olhar puro, do faz de conta, da imaginação sem amarras, esse é um dos “segredos” para fotografar. Mesmo sem ter a devida noção, desde cedo a criança já enxerga as coisas assim, em forma de poesia.
Podemos dizer que ela anda com a cabeças nas nuvens, ou melhor, com os olhos. Apenas uma metáfora para servir de exemplo em relação a este post. Afinal, quem nunca já brincou em imaginar e dar significados para os desenhos nas nuvens? Sim, brincadeira simples, mas enriquecedora na construção do processo lúdico e criativo.
Mas o tempo vai passando e com ele vamos perdendo, se não prestar atenção e entrar nessa bola de neve frenética dos tempos “modernos”, esse encantamento do olhar. Afinal, o “certo” e o que condiz com um adulto é a seriedade, e esse olhar infantil passa a ser deletado, considerado maluquice, coisa de mundo de fantasia...pois o adulto politicamente correto e dentro das “normas ideais” não tem mais tempo a perder com essas bobagens.
Acredito que aquele que seguir com essas bobagens e maluquices terá mais “sorte” na hora de fazer uma fotografia que goste e lhe agrade.
Mais uma questão que irá lhe ajudar a ter “sorte” no fazer fotográfico é ampliar seu repertório visual com estudo e referências. E nesse sentido, entre os meus preferidos, está Alfred Stieglitz. Que já desde o final do século XIX e início do XX, enxergava a fotografia além do simples registro, mas como arte.
“A capacidade de fazer uma fotografia verdadeiramente artística não é adquirida de imediato, mas é o resultado de um instinto artístico associado há anos de trabalho.”
Alfred Stieglitz
Além das suas ações e esforços pelo reconhecimento de uma fotografia artística, umas das suas principais séries reforçam esta questão. Equivalências, série que tem as nuvens como tema central e realizada entre 1922-1931, e que se trata de um recorte da natureza em seu estado puro. Stieglitz extraiu da natureza a sua abstração pura e a transformou em diferentes mensagens por intermédio da mistura de claro e escuro das nuvens.
A fotografia embasada numa ideia e conceito. A fotografia como forma de expressão e não apenas como um registro. Ela vai muito além. Além de um clique...