Fato. Existe dois tipos de clientes. Os que escolhem pelo preço, não importa a qualidade. E os clientes que preferem a qualidade, não importa o preço.Sem dúvida prefiro quem busca qualidade, por que o valor está muito além, do que falarmos friamente somente em dinheiro. Sim, eles compram também seus valores no sentido amplo, e falando por mim, no caso da fotografia fine art, são:
Respeito com a natureza-natureza e humana. Comprometimento na busca de fazer e entregar sempre o melhor. Sinceridade. Integridade.
Soma-se isso a outros valores não tangíveis, mesmo assim percebidos por eles, pois o resultado final não surgiu num simples passe de mágica. Domínio do assunto que é resultado de estudo, leituras, cursos, busca de conhecimento em festivais, prêmios, as histórias por trás de cada fotografia, viagens, técnicas, conceitos, referências...
Por isso, simples assim, prefiro o segundo tipo de cliente. Afinal, eles enxergam e compram tudo o que vem embutido no pacote, ou melhor, na fotografia.
“Fotografar é colocar na mesma linha a cabeça, o olho e o coração”. Henri Cartier-Bresson
“Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos”. Ansel Adams
“Fotografia é mais que um meio para a comunicação de ideias. Ela é arte e criatividade.” Ansel Adams
“Fotografia é a arte de observar. É sobre encontrar algo interessante em um lugar qualquer… Eu descobri que tem pouco a ver com as coisas que você vê e tudo a ver com a forma que você vê.” Elliott Erwitt
“A beleza pode ser vista em todas as coisas. Ver e compor a beleza é o que separa uma foto de uma fotografia”. Matt Hardy