Nada é por acaso. Acredito que a inspiração é resultado de entrega, dedicação e transpiração. Na fotografia não é diferente. Você tem que viver fotografia a cada momento e oportunidade (assim como em qualquer outra coisa que deseja alcançar êxito). Até por que você “fotografa” muito mais tempo sem a câmera literalmente na mão. Seja por meio da observação mais atenta durante uma simples caminhada, leitura, cinema, busca por referências e celular.
Sim, celular, por isso fiz esta abertura. Aparelho que era reticente em usá-lo para fotografar e que de uns tempos para cá passei a usar mais. Não, não troquei a câmera pelo celular. Prefiro sentir a empunhadura da câmera, colar o olho nela e caçar a imagem e sua unidade de formas.
Mas, com o celular encontrei mais uma forma de estudar fotografia. O que antes ficava só no registro imaginário, agora fica registrado também em forma de arquivo, o que chamo de rascunhar com a luz. Sim, uma ideia, um momento, uma cena interessante em forma de “esboço”, simples assim.
Recomendo. Você irá se surpreender com os resultados. Tanto com as fotos no celular, como depois quando estiver com a sua câmera. Afinal, nada é por acaso.